

O Shaolin do Norte (Bei Shaolin Quan Men) se originou no Shaolin de Song Shan.
Os estilos chamados de Shaolin, geralmente são dividido em:
Shaolin do Norte e Shaolin do Sul entretanto além desses, há também Ngao Mei Shaolin, Wu Dong Shaolin, Fukien Shaolin, Cantão Shaolin e Henan Shaolin.
Henan Shaolin é um estilo Shaolin do Norte, que pertence à tradição mais antiga, ligada à prática monástica.
Na realidade, todo o estilo que quer ter sua identificação com o ideal e filosofia do templo Shaolin, ou com o monge Bodhidharma, acabam por se chamar Shaolin, devido este ser um "mito" fundador muito famoso.
Quando falamos mito, não estamos desmerecendo a tradição dos estilos, sejam novos, ou mais antigos, o que queremos trazer, é que uma tradição sempre tem uma figura (humana, ou não), que carrega um ideal, que é o "norte" da conduta do estilo, da cultura, da tradição, o que veremos brevemente abaixo.
Mestre Fundador:
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Partindo do argumento citado acima, o Mestre Fundador de Shaolin foi o Grande Mestre Da Mo, (Bodhidharma)que veio da Índia para a China a convite do Imperador Wu da dinastia Liang do Sul, para ensinar sua visão de Budismo.
Existe o famoso discurso, preservado na tradição Zen Soto japonesa, na obre Denkoroku do Grande ancestral Keizan Jôkin Daioshô:
​
"O Imperador Wu de Liang indaga ao grande professor Bodhidharma:
-Qual a realidade última da verdade sangrada?
O Grande professor Bodhidharma respondeu:
-Vazio, não existe sagrado!
Então o Imperador Wu de Liang indagou ao grande professor Bodhidharma:
-Quem é que está em minha frente?
O grande professor Bodhidharma respondeu:
-Não sei!
Sub-repticiamente o grande professor Bodhidharma deu as costas ao Grande Imperador Wu de Liang, atravessou o rio Yang Tsé indo ao norte e sentou-se nove anos em frente à uma parede no Mosteiro de Shaolin."
​
Quando ele visitou o mosteiro Song Shan Shaolin, Introduz um ensinamento de budismo que trabalhava muito com o corpo, a fim de trazer para a realidade concreta a realização, sendo assim, ele ensinou-lhes movimentos chamados de Shibà Luohan (As dezoito mãos dos arahats) para fortalecer os corpos dos monges em treinamento, principalmente os noviços.
​
Um pouco da história e desenvolvimento do estilo Shaolin:
​
Ao Norte da China, entre cinco cordilheiras está localizada a província de Ho-Nan, o grande centro de desenvolvimento das artes marciais chinesas.
Como ressaltam alguns escritores dentro da tradição, essas cordilheiras eram tão altas que pareciam guardiãs do céu. Por ser uma lugar estrategicamente privilegiado, além de constituir um ponto estratégico de suma importância, a província de Ho Nan serviu de moradia para muitos imperadores que se instalavam na cidade de Lo Yan.
Conta-se que as artes marciais eram privilégios de poucos, atingindo somente a nobreza. Com o passar do anos, as artes marciais tornaram-se de grande valia para revoluções, guerras e também para manter a ordem entre o povo.
Segundo a tradição, um imperador com tendências religiosas determinou que fosse construído um templo de formação budista, o templo Shaolin.
O templo foi construído próximo à cidade de Lo Yan, numa pequena floresta no monte Sung, por volta de 495, recebendo o nome da mesma, ou seja Shaolin Zì (少林寺), templo do jovem/pequeno(a) bosque/floresta.
O templo ocupava uma região muito grande. Era completamente auto-suficiente.
Somente monges e noviços podiam viver junto ao templo, onde cada um desempenhava diferentes papéis para sua manutenção, tradição esta que ainda é seguida hoje por todos os mosteiros budistas, tanto na China, como na Coréia e no Japão.
Com o desenvolvimento de seu Kung Fu, Shaolin alcançou grande destaque, contudo o Wushu de Shaolin era ensinado somente aos monges do mosteiro. E assim ocorreu até que o abade superior Chaur Yuan resolveu abrir as portas do Monastério Shaolin e ensinar sua valiosa arte marcial a pessoas que não eram integrantes do monastério,
Este fato possibilitou pessoas menos privilegiadas a aprenderem o famoso Shaolin Kung Fu, ocasionando grande revolução nas artes marciais chinesas tornando-as populares e abrindo caminho para a formação de grandes lutadores.
Gan Ten Ti foi o primeiro aluno do Abade Chaur Yuan.
Grão-Mestre Gan passou sua arte para Man Pon Choy, que transmitiu seus conhecimentos para Jin Ta Kon Grão Mestre Jin ansinou a Jin Kai Wan.
Grão-Mestre Koo Nei Tian recebeu seu aprendizado de Jinai Wan e teve como
discipulo Yan Sheng Mo Mestre Chan Kowk Wai o introdutar do estilo Shaolin do Norte (Bei Shaolin Quan Men) na América do Sul e, recebeu seu treinamento do Grão-Mestre Yan Sheng Mo.
Grão Mestre Chan Kwok Wai, transmitiu à arte ao Grão-Mestre Lee Chung Deh.
Grã-Mestre Lee Chung Deh transmitiu a arte ao Mestre Jorge Jung.
Mestre Jorge Jung transmitiu a arte ao Mestre Alexandre Riegel.
Mestre Alexandre Riegel, é o mestre que está terminando de transmitir todo o estilo ao professor Fernando Sedano, o professor responsável pela Fraternidade Kung Fu®
​
Algumas características do Kung Fu Shaolin do Norte:
​
O estilo Shaolin do Norte è composto por dez Jiazì (Formas) de mãso livres, divididos em dois grupos:
cinco curtos e cinco longos.
O menor é composto por mais de 60 movimentos Faz parte do treinamento o uso de vários tipos de armas como: bastão, facão espada, punhais e vários tipos de lanças
Os movimentos do Shaolin do Norte foram criados com base nos animais e nos elementos da natureza. Sua prática, que envolve todas as partes do corpo foram desenvolvidas para aumentar resistência, força, velocidade, equilíbrio e elasticidade, além de aprimorar a capacidade de concentração e respiração
São ensinados também combates simulados conhecidos com Toi Sao (Duilian) podendo ser com mãos livres e com armas, este trabalho visa ao desenvolvimento da coordenação, aos reflexos noção de distância
O estilo Shaolin do Norte envolve além dos trabalhos citados:
Combate livre (Sanshou), técnicas de quebramento, Qigong, meditação, o que possibilita uma evolução maior do praticante através de exercícios altamente elaborados e de eficiência longamente comprovada.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​

