



O que é Ch'an Dao Quan 禪道拳?
Ch'An Dao Quan (Ch'An Tao Chuan) é um estilo de Gōng fū, desenvolvido na década de 60 e 70, pelo professor Marco Antônio Ceda Natali, a partir do seu aprendizado em Ch'An Dao Quan e Zhang Quan (Chang Chuan), como épossível ver na citação a seguir:
“Quando esse mestre faleceu, em 1968, voltei-me para as demais artes marciais, tendo treinado um pouquinho de todas que eu pude encontrar, numa busca constante de um outro estilo qualquer que pudesse substituir satisfatoriamente o Ch'An Tao Chuan.” ; “...Com o Mestre Lee Chang aprendi o estilo Yang de Tai Chi Chuan e os fundamentos do estilo Ch'An Tao Chuan, Shaolin, Pak Mey e Chang Chuan...” Op.Cit. Vajramushti-A arte Marcial dos Monges Budistas, Ed. Tecnoprint, 1987,P.P.42,43.
Sendo assim, este é o primeiro estilo que tem bases chinesas e se desenvolve no Brasil. Existe um outro estilo bem famoso, que hoje inclusive é importado do Brasil para a China, desenvolvido por um Grão-mestre chinês muito conhecido, que também ensinara ao Dr. Marco Natali (Após o falecimento de Dai Shifu Wong Lee Chang) seu estilo.
Os dois estilos foram desenvolvidos entre os anos 60 e 70.
Atualmente o nome do Ch'an Tao Chuan é (Em Pinyin) Shàolín chán dào quán mén
少林禪道拳門
Este nome está de acordo com a metodologia atual do estilo, que busca suas bases na antiga
China,na antiga tradição iniciada no templo Shaolin. por isso Shaolin少林.
O Nome Shaolin, também faz alusão a filosofia/metafísica de base, que é o pensamento de Bodhidharma, ou seja o Budismo Ch'An, que está muito influenciado pela escola budista indiana Yogācāra योगाचार, uma escola com ênfase no estudo e prática da meditação, e na prática de vivenciar o presente de uma forma lúcida e clara, compreendendo a mente.
Para este budismo prevalecer, a manifestação física do monge precisa estar treinada, então, tradicionalmente se conta que Bodhidharma, leva o Budismo Dhyana (Ch'An em chinês), ao templo Shaolin, ensina este Budismo e também os exercícios que serão as bases para o Shaolin Quan Fa.
O pictograma Ch'An, representa a ideia de estar perfeitamente alerta no aqui e agora.
O pictograma Dao/Tao, indica que esta forma Shaolin de interpretar e viver o Ch'An é um Caminho de vida, que possibilita o
ser a compreender as quatro nobres verdades dos ensinamentos de Buddha que são:
A Vida é permeada pelo sofrimento
Este sofrimento tem uma origem
Cessando com a origem cessa o sofrimento
Esta cessação é possível percorrendo o Nobre Caminho de oito Partes a saber:
-
Compreensão Correta (Samyag-drsti);
-
Pensamento Correto(Samyak-samkalpa);
-
Fala Correta (Samyag-vac);
-
Ação Correta (Samyak-karmanta);
-
Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);
-
Esforço Correto (Samyak-vyayama);
-
Atenção Correta (Samyak-smrti);
-
Concentração Correta (Samyak-samadhi).
Recordando aqui um aspecto importante, embora essas bases sejam muito firmes, o Ch'An Dao Quan, não labora com a ideia denominacional de budismo, e simapenas como um pensamento poderoso que pode levar o ser-humano a extinguir o sofrimento, através do cultivo da prática.
-
O ideograma Quan (拳), refere-se a arte de cultivar e praticar com os punhos e pés a auto-defesa.
-
O ideograma Men (門), refere-se literalmente a “Portões de entrada”, e aqui está sendo utilizado como escola.
-
A tradução é: O Caminho do cultivo dos punhos e de Ch'an (presença plena desperta), ao modo do Shaolin (Bodhidharma).
Este é o estilo que estarás aprendendo. Um estilo que busca cultivar as antigas tradições expressando-as na sociedade Pós-moderna atual.
Nossa base filosófico/vivencial está no passado, nosso corpo no presente e nossos olhos mirando o futuro.
Aproveite esta oportunidade.



Abaixo a nossa árvore genealógica do Estilo Ch'An Tao Chuan (Ch'An Dao Quan), com algumas pessoas que já atuaram e outras que ainda atuam com o estilo.
